quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

AULA INCLUSIVA


A educação na perspectiva da inclusão está pautada no respeito às diferenças e deve ser uma educação de qualidade para todos, além de oferecida por uma escola que garanta a qualidade de ensino e recursos que garantam uma igualdade de oportunidade de aprendizagem para todos os alunos (ARANHA, 2004, p.7, ALMEIDA et al., 2012).
Nesta atividade relato uma experiência encontrada na internete (Pires, 2013) destinada às crianças com deficiência visual (DV).
            A atividade descreve uma série de testes que permitiram às crianças identificar a ocorrência de transformações das substâncias.
Para tanto o professor usou 4 frascos de material transparentes, açúcar cristal, clara de ovo, água, gelo e palito de fósforo. O procedimento foi realizado da seguinte maneira: em cada recipiente foi acrescentado açúcar, clara de ovo, gelo e comprimido efervescente. Os alunos devem, por meio de todos seus sentidos, apreender as propriedades que caracterizam os materiais como cor, estado de agregação, forma de apresentação, odor, temperatura, textura, etc. Observação: neste experimento todas as substâncias podem ser tocadas, uma vez que os DV adquirem o conhecimento por meio dos sentidos e o tato permite a manipulação, que por sua vez possibilita adquirir a noção de forma, tamanho, peso, textura, temperatura, entre outras características dos objetos.
Resultado de imagem para comprimido efervescente
No tubo contendo o comprimido efervescente, adicione água e observe a efervescência. Peça aos alunos para fazer silêncio para os alunos com DV conseguirem escutar o som da efervescência (audição). Também devem colocar a mão sobre o recipiente para sentir os respingos resultados da efervescência (tato).
Resultado de imagem para agua e açucarAqueça o recipiente que acomoda a clara de ovo e constate a desnaturação da proteína. Os alunos podem, após resfriamento, tocar na clara cozida para perceberem a mudança do estado físico (tato).

            No recipiente com açúcar cristal, adicione água e atente-se para a dissolução após agitação. Se empregada água potável e recipientes limpos, os alunos podem provar a mistura e/ou manipulá-la, percebendo que antes da solubilização, sente-se os cristais de açúcar na água (paladar e tato).
Resultado de imagem para palito de fosforo queimado

            Risque o palito de fósforo e observe o seu ascendimento. Os alunos DV devem empregar o olfato para perceber a queima do fósforo e o tato para perceber que o palito passou pelo processo de queima, com mudança significativa resultado da queima da madeira do palito. Também, após alguns instantes de terminada a chama, pode-se deixar tocar no palito para se perceber o calor produzido pela chama (tato).
Resultado de imagem para cubo de gelo derretendo
            No tubo contendo gelo deve-se perceber a mudança de estado físico da matéria e pode-se pedir aos alunos para tocarem no gelo, examinado sua consistência sólida e compacta e comparando com sua consistência líquida após sua fusão (tato).
Deve-se realizar anotações das propriedades iniciais e após a realização dos procedimentos indicados, atentando-se a mudanças de cor, liberação de gases, exalação de odor, aparecimento e/ou um novo estado de agregação da matéria, mudança de temperatura ou outras alterações. Realizem discussões sobre a mudanças ocorridas.

Referências:
Almeida, L. C.; Xavier, C. T. A.; Marinho, K. S. O. Ensino de física e educação inclusiva: exemplo de uma sequência didática para a abordagem de conceitos da eletrodinâmica. Ensino, Saúde e Ambiente, v.5 (2), pp. 102-113, 2012.
Aranha, M. S. Educação inclusiva – a escola. Brasília: MEC-SEESP. 2004. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aescola.pdf>. Acesso em: 15 de dezembro de 2016.
Pires, C. S. Alunos com cegueira: características, aulas e recursos. Disponível em < http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid2009/files/2013/11/ALUNOS-COM-CEGUEIRA-CARACTER%C3%8DSITICAS-AULAS-E-RECURSOS.pdf>. Acesso em: 10 de dezembro de 2016.


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